PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Política

Senador Valdir Raupp pede ampliação no uso de biodiesel


Agência Senado - 08 mai 2013 - 09:20 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
ValdirRaupp Biodiesel_080513
Um avanço nas metas e no marco regulatório do biodiesel foi cobrado pelo senador Valdir Raupp (PMDB/RO) nesta terça-feira (07). Em pronunciamento em Plenário, o senador afirmou que o Brasil já alcançou os objetivos de produção esperados para 2013 e que este é o momento de adotar a mistura de 7%.

O senador explicou que, do ponto de vista técnico, misturas de até 20% de biodiesel não exigem alterações na regulagem dos motores a diesel. Além disso, o biodiesel é menos poluente, vem de matéria-prima nacional e beneficia tanto grandes produtores quanto médios e pequenos, vinculados à agricultura familiar. Hoje, no Programa Nacional de Biodiesel, aproximadamente 76% do combustível renovável tem soja como matéria-prima, seguida de sebo bovino (17%) e óleo de algodão (4%).

Outro ponto positivo do biodiesel é ser um combustível renovável, que reduz a dependência brasileira em relação ao diesel de origem mineral. Atualmente, o diesel importado representa 20% do total utilizado no país.

Já o biodiesel B7, ressaltou Valdir Raupp, pode ser implantado de imediato, sem risco para o meio ambiente. Ele conta ainda com mais duas vantagens, acrescentou o senador. A primeira é a disponibilidade de matéria-prima, com a supersafra de soja esperada para 2013. Raupp ressaltou que, neste ano, o Brasil pode se posicionar como maior produtor de soja do mundo. A safra está calculada em 82 milhões de toneladas do grão, sendo 46% processadas em fábricas esmagadoras nacionais.

A segunda vantagem é aproveitar a capacidade instalada da indústria nacional. Até o ano passado, as processadoras de óleo de soja do país estavam funcionando com quase 60% de ociosidade. Com a supersafra, seria garantida 100% de utilização da capacidade industrial instalada.

“Esta é a oportunidade ideal para avançarmos no marco regulatório do biodiesel, passando a mistura para 7%. Há mais de um ano, o setor aguarda a tomada de decisão do governo a respeito dessa mudança, que seria altamente benéfica para Brasil”, afirmou o parlamentar.

O senador registrou ainda que em 2012 a agricultura familiar faturou R$ 2 bilhões com a venda de matéria-prima para a produção de biodiesel. O setor reúne 104 mil estabelecimentos da agricultura familiar, beneficiando mais de 300 mil pessoas.