Fabricantes de biodiesel se reúnem com ministro da Fazenda
Representantes dos fabricantes de biodiesel foram recebidos na tarde de ontem (14) pelo ministro da fazenda, Henrique Meirelles, debater pautas relacionadas ao segmento. O encontrou contou com a participação de membros da Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio) e da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio)
A principal demanda apresentada durante o encontro em Brasília foi o apoio da pasta à implementação do marco regulatório aprovado pelo Congresso em março passado. Os representantes do setor defenderam o avanço para o B8 ainda este ano – o que, pelo texto da Lei 13.263/2016 e por uma resolução do CNPE publicada em abril, deveria acontecer apenas em março do ano que vem.
Hoje, as usinas de biodiesel trabalham com uma ociosidade em torno dos 40% e os empresários garantiram a Meirelles que estão prontos para atender um aumento de mistura imediato.
Previsibilidade de regras para o mercado, garantias para investimentos, complexo soja, apoio às famílias de pequenos agricultores no fornecimento de matérias primas para o biodiesel, importação de diesel mineral, exportação do biocombustível e impacto dos preços dos combustíveis na inflação também estiveram na pauta da audiência.
Acompanhando o ministro estavam o secretário da Receita Federal, Jorge Antonio Deher Rachid, o secretário adjunto, Paulo Ricardo Souza Cardoso e a secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi.
Participaram da reunião Alberto Borges de Souza e Julio Cesar Minelli pelo lado da Aprobio. Antin Bianchini, Irineu Boff e Donizete Tokarski foram os representantes da Ubrabio.
Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com
Com informações Ubrabio e Aprobio