PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Política

Em reunião com MME, Ubrabio defende aumento da mistura em março


Ubrabio - 26 jul 2018 - 09:14

A necessidade de elevação da adição de biodiesel ao diesel fóssil consumido no Brasil para 11% (B11) em março do ano que vem foi reforçada pelos representantes da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) ao Ministério de Minas e Energia (MME). Representantes da entidade participaram de uma audiência com o secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, João Vicente de Carvalho, na tarde desta última terça-feira (24).

No encontro, os executivos da Ubrabio destacaram que o biodiesel é uma solução imediata para a redução da dependência de diesel fóssil importado ao mesmo tempo em que reduz as emissões de poluentes. O óleo diesel é o combustível mais usado no Brasil. Em 2018, serão consumidos aproximadamente 56 bilhões de litros. Nos primeiros seis meses deste ano as importações de diesel já passam dos 6,2 bilhões de litros.

“Ao contrário dos veículos elétricos que exigem substituição de motores, tecnologias e infraestrutura; no caso do biodiesel, a substituição é apenas do combustível”, destacou o diretor superintendente da Ubrabio, Donizete Tokarski.

A necessidade de previsibilidade para a indústria foi outro ponto abordado no encontro. Segundo o vice-presidente da Ubrabio, Antin Bianchini, para que o setor possa planejar seus investimentos, é preciso que haja segurança jurídica, com uma previsão do escalonamento da mistura.

“A legislação já prevê o aumento da mistura até 15%. O ideal é que tenhamos esses prazos definidos até o B15, uma vez que temos matérias-primas abundantes, com sucessivas safras recordes de soja, e os testes das montadoras e fornecedores de equipamentos para uso do B15 devem ter sua conclusão até janeiro do ano que vem”, pontuou Bianchini.

Os representantes da Ubrabio cobraram que, a exemplo do que aconteceu com o B10, a evolução do mercado para o B11 aconteça em março de 2019.

Com adaptação BiodieselBR.com

Tags: Mme Ubrabio