PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Política

Bolsonaro acena a caminhoneiros e convoca presidente da Petrobras para tratar de preços de combustíveis


O Globo - 05 fev 2021 - 10:00

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quinta-feira (04) que convocou o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, e ministros da área econômica para tratar do preço de combustíveis.

“Amanhã vou ter uma reunião envolvendo o ministro da Infraestrutura (Tarcísio Freitas), da Economia (Paulo Guedes), de Minas e Energia (Bento Albuquerque), presidente da Petrobras para falar sobre combustível” afirmou o presidente, durante transmissão ao vivo nas redes sociais.

Bolsonaro acrescentou que não considera o encontro uma interferência do governo federal na Petrobras.

Segundo ele, o objetivo da reunião é esclarecer dúvidas sobre a composição do preço de combustíveis, que tem sido alvo da insatisfação de caminhoneiros nas últimas semanas.

“[Dizem:] ‘Ah, a Petrobras não pode sofrer interferência’. Ninguém está interferindo na Petrobras. Mas vocês têm que saber qual é a composição do preço final, por exemplo, no diesel”, afirmou.

Em outro momento da transmissão, o presidente chegou a mencionar que a privatização da Petrobras entrará na pauta da reunião, mas não deu detalhes se o governo proporia alguma medida nesse sentido.

“Amanhã quero botar em pratos limpos isso aí. Convoquei todos os ministros e o presidente da Petrobras e mais alguns que vão aparecer lá. Eu quero tratar de forma pública essa questão. A Petrobras é uma empresa aí importante, sim. Tem que ser privatizada ou não? Qual é a sua opinião. É isso que queremos conversar amanhã”, afirmou o presidente.

Segundo Bolsonaro, o encontro deve servir para encontrar uma solução para viabilizar a redução de impostos sobre combustíveis. Ele sugeriu que o Congresso avance em um projeto de lei para diminuir o impacto do ICMS sobre os preços:

“Amanhã tem que sair uma proposta, talvez um projeto de lei, e o Parlamento que decida”.