Pelo quarto leilão consecutivo, as usinas de biodiesel bateram recorde nas ofertas realizadas na Etapa 2
Já é o quarto recorde seguido. Desde que o B10 foi oficialmente implementado em março passado, as o volume ofertado elas usinas de biodiesel vêm subindo a cada bimestre. No 62ª Leilão de Biodiesel, as participantes colocaram um total de 1,09 bilhão de litros à disposição do mercado aumentando em 53,2 milhões o recorde do certame anterior.
Já é o quarto recorde seguido. Desde que o B10 foi oficialmente implementado em março passado, as o volume ofertado elas usinas de biodiesel vêm subindo a cada bimestre. No 62ª Leilão de Biodiesel, as participantes colocaram um total de 1,09 bilhão de litros à disposição do mercado aumentando em 53,2 milhões o recorde do certame anterior.
O volume foi colocado à venda na Etapa 2 do processo que aconteceu nessa terça-feira (14) sem qualquer contratempo.
Dessa vez, o aumento robusto – de cerca de 5,1% na oferta – na quantidade de biodiesel colocada à venda supera bastante o avanço de 1,2% na capacidade habilitada para a disputa. Isso inverte o que aconteceu no leilão passado onde as habilitações avançaram bem mais do que a oferta efetiva – em grande parte, pela retomada da atividade na usina de Ijuí da Camera ao mercado.
A maior oferta do certame foi feita pela Oleoplan de Veranópolis que está colocando 73 milhões de litros de biodiesel à venda – esse volume representa 93,6% de tudo o que a planta consegue fabricar num único bimestre. Nada menos que 17 usinas colocaram 100% de sua capacidade a venda num universo de 38 usinas habilitadas.
No leilão anterior apenas 12 plantas colocaram tudo o que tinham em capacidade produtiva em suas ofertas na Etapa 2.
Segundo recorde
Com isso, o setor bateu um segundo recorde na tarde de hoje com as ofertas efetivadas somando 86,5% da capacidade habilitada.
Desde a chegada do B10, o setor subiu um degrau nesse aspecto. Antes de março deste ano, essa relação nunca havia chegado a 80% – o recorde eram os 79,9% no L53 –, nas últimas quatro disputas, no entanto, esse patamar vem sendo mantido. O resultado mais fraco foi registrado no L61 que 83,3%.
Preço
Apesar do mercado mais apertado, os preços do biodiesel não estão propriamente acelerando. Encerradas as negociações da Etapa 2, o preço médio pedido pelas usinas ficou perto R$ 2.381,25 por metro cúbico.
Na comparação com o preço médio no mesmo ponto do L61, o m³ do biodiesel ficou somente R$ 5,73 a mais caro – cerca de 0,2%.
O deságio em relação à média do preço máximo de referência (PMRs) definido pela ANP passou dos 20,3%.
Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com