PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Leilões de biodiesel

Por problemas técnicos, ANP vai recomeçar Etapa 2 do Leilão 81


BiodieselBR.com - 09 ago 2021 - 13:59

O Leilão 81 acaba de sofrer um solavanco. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) avisou agora há pouco que vai recomeçar a Etapa 2 do processo do zero. Apesar desse atraso, a agência reguladora não quer perder o dia. As negociações devem ser reabertas às 15h00 e, se tudo correr bem, serão encerradas às 18h00 de hoje.

O aviso de que a Etapa 2 havia sido anulada foi publicado pela ANP por volta das 12h30. Num aviso subsequente a agência informou ao mercado que a decisão foi tomada porque problemas técnicos haviam impedido que alguns produtores inserissem suas ofertas na rodada inicial que havia se encerrado às 11h00.

Nela, as usinas habilitadas informam ao mercado quanto biodiesel elas pretendem colocar à venda. Essa oferta tem caráter vinculantes e não pode mais ser modificada. Na segunda rodada, as usinas alteram os preços de seu produto.

Presumivelmente, o problema foi com a Delta de Cuiabá. A usina mato-grossense tem capacidade instalada para ofertar até 60 mil m³ de biodiesel por leilão – ela é a 12ª maior do país – e surpreendeu o mercado ao não apresentar ofertas no L81. No bimestre anterior, planta havia oferta 26 mil m³.

No L81, as usinas participantes colocaram cerca de 1.511,5 mil m³ de biodiesel a venda. Esse volume corresponde a 81,5% da capacidade total habilitada.

Novo leilão

Para resolver a falha, a ANP descartou a certame atual e criou um novo L81 na Petronect.

As usinas deverão fazer seu login nesse novo pregão.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com

Tags: Anp Etapa 2 L81