PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Leilões de biodiesel

Leilão de biodiesel é adiado para sexta-feira


BiodieselBR.com - 10 ago 2017 - 11:05 - Última atualização em: 10 ago 2017 - 15:07

A Etapa 3 do 56º Leilão de Biodiesel não vai mais acontecer hoje (10). A Petrobras confirmou que a abertura do processo de compras das distribuidoras foi remarcada para amanhã às 11h00. Segundo a equipe responsável pela organização dos leilões de biodiesel, o adiamento foi provocado por problemas com a Petronect – plataforma de online leilões da petroleira.

O sistema já está fora do ar pelo menos desde as 9h00 e, embora ele tenha voltado a ficar online por curtos períodos, a equipe de TI da estatal não deu garantias de que ele ficaria estável suficiente para permitir a realização do certame. A previsão é que os servidores não voltem a funcionar adequadamente antes de 15h00.

Por isso, a Gerencia de Biodiesel da Petrobras optou por adiar em um dia a abertura do processo que vai negociar o biodiesel necessário para atender à demanda da mistura obrigatória e do mercado autorizativo nos meses de setembro e outubro.

A expectativa é que o L56 movimente perto de 820 milhões de litros de biodiesel. Para atender à demanda, as usinas fizeram a maior oferta de biodiesel desde que os leilões se tornaram bimestrais.

Um aviso publicado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) na página do L56 confirma a mudança da Etapa 3 para sexta-feira (11) e das Etapas 4 e 5 para segunda-feira (14). O As demais fases do processo foram mantidos nas datas originais.

Dor de cabeça

Embora a Petronect já tenha causado dores de cabeça ao setor de biodiesel em outras ocasiões, essa é a primeira vez que toda uma etapa do leilão teve que ser remarcada em função de problemas com a plataforma.

No L53, o encerramento da Etapa 2 – na qual as usinas informam quanto biodiesel querem colocar à venda e qual o preço mínimo que podem aceitar – teve que ser adiado para o dia seguinte depois que instabilidades nos servidores que hospedam o sistema impediram a realização da segunda rodada de negociações.

Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com
Tags: Etapa 3 L56