PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Leilões de biodiesel

Leilão 79 será retomado nessa quarta-feira pela Etapa 2


BiodieselBR.com - 13 abr 2021 - 09:33

Zerou tudo. O 79º Leilão de Biodiesel (L79) vai ser retomado a partir das 10h de amanhã (14) pela Etapa 2 o que permitirá que as usinas de biodiesel redimensionem suas ofertas tanto em termos de volume quanto em termos de preços. Os novos cronograma e edital para o certame foram publicados na noite de ontem (12) pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A decisão de recomeçar a disputa do zero foi tomada depois que o governo anunciou que cortaria de 13% para 10% na mistura obrigatória de biodiesel como forma de evitar aumento no preço final do óleo diesel nos postos.

Originalmente, o L79 deveria ter acontecido na semana passada, mas foi suspenso a pedido do Ministério de Minas e Energia (MME) cerca de meia hora depois de aberta a Etapa 3A. A paralisação aconteceu quando já haviam sido negociados 61,4 mil m³ das menores usinas habilitadas (MUHs).

O preço dos combustíveis se tornou uma questão sensível para o governo federal depois que os caminhoneiros passaram a ameaçar repetir o movimento grevista de 2018 depois reajustes sucessivos no preço do derivado nas refinarias.

Apesar do reinício da disputa, a ANP manteve habilitação final como estava em 25 de março – são 45 usinas habilitadas com capacidade de oferta total de 1,84 milhão de m³. Os preços máximos de referência também foram mantidos.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com

Tags: L79