Pré-habilitação do Leilão 38 tem punição contra a Prisma e erro na situação da Bio Vida
O 68º Leilão de Biodiesel (L68) ficará limitado a, no máximo, 38 concorrentes. A informação consta das duas planilhas que foram publicadas na tarde de ontem (17) pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) com a relação de pretendem se habilitar para o leilão que comprará biodiesel para o quinto bimestre deste ano.
O 68º Leilão de Biodiesel (L68) ficará limitado a, no máximo, 38 concorrentes. A informação consta das duas planilhas que foram publicadas na tarde de ontem (17) pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) com a relação de pretendem se habilitar para o leilão que comprará biodiesel para o quinto bimestre deste ano.
A capacidade produtiva habilitada será, na melhor das hipóteses, de 1,35 bilhão de litros.
Erro e correção
Numa primeira versão – publicada pela ANP logo no começo da tarde – a lista de pré-habilitadas deixava de fora a unidade da Bio Vida em Várzea Grande (MT) o que limitava a disputa a 38 usinas – o menor número de concorrentes desde o Leilão 63.
Embora tenha um histórico de participação irregular nos leilões de biodiesel – alternando períodos de atividade e ausências prolongadas. Desde o L63, no entanto, ela esteve presente em todos os certames realizados. Inclusive com vendas e entregas regulares.
Contudo, a ausência da fabricante mato-grossense não passou de uma falha. No final da tarde, a ANP publicou uma nova versão da lista de pré-habilitadas na qual incluía a Bio Vida entre as concorrentes do processo.
Prisma
A despeito das trapalhadas em torno da Bio Vida não, a situação da Prisma parece mais complicada e a usina paulistas ficará fora do mercado no próximo bimestre.
A unidade de Sumaré (SP) foi punida por falhar em cumprir a regra que obriga os produtores a entregarem pelo menos 90% do biodiesel que vendido nos leilões. No segundo bimestre, a Prisma entregou apenas 72,7% dos 1,5 milhão de litros biodiesel com o qual havia se comprometido no L65.
Entre maio e junho, as entregas da Prisma foram ainda piores – magros 4,8% – o que indica que a empresa deve ficar de fora também do L69.
Pendentes
Outras duas usinas, a ADM de Joaçaba e a JBS de Lins, também estão com pendências. Se ambas não conseguirem regularizar suas situações em tempo da habilitação final, serão outros 64,2 milhões de litros de biodiesel fora da disputa. Nesse caso, a oferta ficaria restrita a 1,29 bilhão de litros.
As chances de que o pior aconteça, no entanto, parece pequena. As unidades da JBS e da ADM foram barradas por problemas com suas certidões municipais, situação não muito difícil de ser solucionada.
Uma cópia do arquivo retificado publicado pela ANP com a habilitação prévia para o 68º Leilão de Biodiesel pode ser acessada clicando aqui.
Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com