BiodieselBR
Publicidade

Vendas de diesel caem 4,8% no 1º bimestre do ano

Dados divulgados hoje (26) pela ANP mostram que o mercado brasileiro de combustíveis esteve desaquecido no 1º bimestre do ano.
BiodieselBR.com 3 min de leitura
Foram divulgados hoje (26) pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) os números das vendas brasileiras de combustíveis para o mês de fevereiro passado. Os dados mostram que o ano está começando mal para o mercado de combustíveis em geral e para o de óleo diesel em particular.

VendasDieselFev2015 260315 Foram divulgados hoje (26) pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) os números das vendas brasileiras de combustíveis para o mês de fevereiro passado. Os dados mostram que o ano está começando mal para o mercado de combustíveis em geral e para o de óleo diesel em particular.

As vendas mensais do derivado caíram assustadores 13% na comparação com o mesmo mês de 2014. Considerado o 1º bimestre do ano, a retração no consumo fica um pouco mais moderada em “apenas” 4,8% graças ao desempenho relativamente bom no mês de janeiro.

O mercado já esperava um bimestre fraco em termos de vendas de combustíveis. Estimativas do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom) apontavam uma queda de 0,4% na comercialização de combustíveis nos dois primeiros meses de 2015 em comparação ao mesmo período no ano passado.

Os números divulgados pela ANP mostram que o Sindicom erro por poucos: a desaceleração do mercado no 1º bimestre de 2015 foi de 0,57% quando se olha para o mercado de combustíveis como um todo. De acordo com a agência, nos últimos dois meses foram comercializados 22,5 milhões de m³ de combustíveis, ante 22,6 milhões de m³ vendidos em janeiro e fevereiro de 2014.

No caso do diesel a queda real foi ainda pior que a retração de 3,8% projetada pelo Sindocom. Isso porque, muito embora as vendas de diesel em janeiro passado tenham superado as de dezembro – algo incomum, já que o primeiro mês do ano costuma registrar uma menor comercialização –, no mês passado as vendas do produto voltaram a cair, como mostra o gráfico a seguir:

Grafico VendasDiesel Fev15 260315

Mensal

Em fevereiro, foram vendidos nos postos brasileiros cerca de 4,07 milhões de metros cúbicos de diesel – 14% menos que no mês imediatamente.

Em contrapartida, o nível de dependência do país em relação ao diesel importado permaneceu estável em fevereiro, consolidando-se nos mesmos 16,9% de janeiro.

No mês passado, o Brasil importou 791 milhões de litros de diesel – cerca de 20 milhões litros a mais que em janeiro.

Cátia Franco – BiodieselBR.com
Compartilhar: