PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Distribuição

Vendas das associadas do Sindicom crescem 4,6% em outubro


Sindicom - 16 nov 2015 - 15:12

As vendas de combustíveis das distribuidoras associadas ao Sindicom somaram mais de 8,9 bilhões de litros em outubro, resultado 4,6% superior ao mês de setembro. Apesar desse crescimento, as vendas de óleo diesel – produto individual mais importante do mercado de derivados do petróleo – continuam em patamares baixos.

Em outubro, o diesel registrou um volume de vendas 4,9% acima do alcançado no mês de setembro. Apesar desse bom resultado mensal, as vendas acumuladas no período ainda estão 4,7% abaixo no comparativo com o mesmo período do ano anterior. Isso reflete a menor atividade econômica no país.

O crescimento das associadas do Sindicom está sendo puxado pelas s vendas de etanol hidratado que cresceram 46% entre janeiro a outubro na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Apesar da relação de preços do etanol com a gasolina ter sido menos favorável no estado do Mato Grosso do Sul, continuou vantajoso abastecer com esse produto nos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás – estados produtores de etanol –, o que garantiu o desempenho do etanol nesse período.

A preferência do consumidor pelo etanol tem resultado em uma queda nas vendas da gasolina, de 8,6% no acumulado até outubro, quando comparado com o ano anterior. As vendas da gasolina, no entanto, apresentaram resultado positivo em outubro, com crescimento de 4,4% das vendas, em relação a setembro.

No acumulado do ano, as vendas do GNV (Gás Natural Veicular) registraram queda de 9,2%.

Vale destacar que a comercialização desses três produtos (Ciclo Otto, em equivalência energética), ficou apenas 1% abaixo do período janeiro-outubro do ano passado, devido à substituição das vendas de gasolina pelo etanol hidratado.