PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Distribuição

RDP vai investir R$ 50 milhões para instalar refinaria de biometano no PR


BiodieselBR.com - 22 nov 2023 - 16:52 - Última atualização em: 23 nov 2023 - 11:53

Um dos atores mais tradicionais do setor de distribuição de combustíveis nas Regiões Sul e Sudeste, a RDP Petróleo está se preparando uma para dar uma guinada em seu modelo de negócios e entrar – também – no mercado de energias renováveis. O grupo empresarial vai investir R$ 50 milhões para instalar uma refinaria de biometano no município de Toledo (PR).

Para marcar essa nova fase a empresa anunciou, durante um evento realizado ontem (21) em Curitiba, que está mudando sua marca para RDP Energia. “O combustível renovável sempre esteve no nosso radar. O Brasil ainda tem longos passos para conseguir oferecer fontes de energia mais verdes”, comemorou Maurício Rejaile, presidente e fundador da RDP Energia.

Biometano

A expectativa é que planta de biometano em Toledo entre em operação em 2026. Inicialmente, a unidade deverá processar entre 4,5 e 5,5 milhões de m³ de biogás e gerar aproximadamente 3 milhões de m³ de biometano por ano. Mas a expectativa é que a capacidade instalada mais do que dobre até 2030.

O Brasil atualmente conta com 6 usinas de biometano autorizada pela ANP sendo três em São Paulo, duas no Rio de Janeiro e uma no Ceará. A planta da RDP será a primeira unidade de porte comercial no Paraná e, também, a primeira que terá como foco o aproveitamento de resíduos da suinocultura – a escolha se deu porque o Paraná é, hoje, o segundo maior produtor de carne de porco do país.

Outras fontes de biomassa estão no radar da empresa. “Inicialmente temos a rota de resíduos agroindustriais e dejetos como a principal desta planta, contudo, estamos avaliando o uso e adaptação tecnológica para produção a partir de outras formas de biogás e biomassa”, diz Maurício ressaltando a versatilidade do biometano para o aproveitamento de diferentes fontes de resíduos.

Além da venda do biometano em si, a RDP Energia também quer participar do mercado de Créditos de Descarbonização (CBios).

Em seu mercado original, o de distribuição de combustíveis, a RDP movimentou 700 mil m³ de combustíveis e atendeu mais de 1.300 clientes. A empresa tem presença nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com