PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Motores

MDIC firma convênio com Fiat para desenvolvimento de motor a biodiesel


Valor Econômico - 17 nov 2011 - 04:30 - Última atualização em: 28 fev 2012 - 11:33
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) assinou convênio de R$ 4,3 milhões com a Fiat para pesquisa e desenvolvimento de tecnologias automotivas, segundo nota divulgada nesta quarta-feira pelo MDIC. O acordo foi firmado hoje pelo ministro Fernando Pimentel e pelo presidente da Fiat-Chrysler América Latina, Cledorvino Belini, em Betim (MG).

O principal projeto a ser desenvolvido é a criação de um motor para veículos leves movido a combustível composto por 30% de biodiesel e 70% de diesel. Pelo convênio, um exemplar do motor deverá ser apresentado ao governo até 2013. A pesquisa será realizada com ajuda do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Outra inovação prevista no acordo, segundo o MDIC, é a busca de solução para problemas como viscosidade e dificuldade para partida do motor, quando usado como combustível o óleo vegetal “in natura”, a base de soja. “Precisamos incorporar cada vez mais conhecimento científico à produção e trazer a competição para os laboratórios de pesquisa”, disse o ministro, em nota.

Thiago Resende
Tags: Fiat Inmetro