PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Laboratórios

PBio consegue ISO 17025 para biodiesel


Agência Petrobras - 29 ago 2014 - 13:29 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
PBioISO 290814
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) atestou a competência técnica do laboratório da Usina de Biodiesel de Montes Claros (MG) após verificação dos requisitos da NBR ISO 17025, norma que padroniza internacionalmente as atividades dos laboratórios de ensaio e calibração. A avaliação, concluída este mês, assegura a confiabilidade dos resultados das análises realizadas para certificação do biodiesel produzido na unidade.

Com esta recomendação de acreditação, todo o parque produtor próprio de biodiesel da Petrobras Biocombustível - incluindo as usinas de Candeias (BA) e de Quixadá (CE), que já foram avaliadas - passa a ter seu produto certificado de acordo com exigências nacionais e internacionais, o que confere um valor diferenciado ao biodiesel.

De acordo com Aline Andrade, gerente de Qualidade de Produtos e Processos da subsidiária, durante o processo de avaliação foi cumprida uma série de exigências técnicas, como a calibração e verificação de equipamentos, a rastreabilidade, que permite monitorar cada etapa das análises realizadas, e outras medidas que garantem mais credibilidade aos resultados emitidos.

“Para atingir esta avaliação positiva do Inmetro, investimos na gestão e no controle dos processos laboratoriais, o que garantirá mais qualidade no acompanhamento de todo o processo produtivo, desde o recebimento de matérias-primas até a certificação dos produtos finais”, salienta a gerente.