PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Pesquisa

UFSCar cria Núcleo de Pesquisa em Bioenergia


assessoria UFSCar - 09 mai 2014 - 11:47 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
UFSCarNucleo 090514A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) lançou nessa segunda-feira (07) um Núcleo de Pesquisa em Bioenergia. A iniciativa é da Pró-Reitoria de Pesquisa e pela Agência de Inovação da UFSCar que procuraram atender a demanda por estudos em energias renováveis.

O Núcleo de Pesquisa em Bioenergia da UFSCar foi criado visando integrar os diversos estudos desenvolvidos por pesquisadores da universidade. “O objetivo da reunião foi aproximar grupos para trabalhar de forma cooperativa, trocar experiências e fomentar pesquisas na área”, afirmou a Pró-Reitora de Pesquisa, Heloisa Sobreiro Selistre de Araújo.

As pesquisas em bioenergia desenvolvidas na UFSCar abrangem desde melhoramento genético da cana-de-açúcar, passando por biodiesel, matérias-primas de biocombustíveis e enzimas utilizadas na produção do etanol de segunda geração. A nova organização vai centralizar esforços de pesquisa desenvolvidas pelo Centro de Ciências Agrárias (CCA), Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Genética e Evolução e Morfologia e Patologia, do Centro de Caracterização e Desenvolvimento de Materiais e pós-graduandos. 

Para a diretora da Agência de Inovação da UFSCar, Ana Lúcia Vitale Torkomian, a criação do núcleo mostra a importância do trabalho conjunto entre os pesquisadores que deve resultar, entre outros aspectos, no desenvolvimento socioeconômico do país.