PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Pesquisa

Pesquisadores da Ufal participam de livro sobre produção de biodiesel


Assessoria Ufal - 06 ago 2015 - 10:10

Lançado no final do mês passado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o livro “Parâmetros Físico-Químicos para os Processos de Produção de Biodiesel” reúne dados de pesquisas financiadas pela Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel (RBTB).

Entre os artigos que compõem a publicação há textos assinados pelas professoras da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Simoni Meneguetti e Janaína Heberle Bortoluzzi, que, junto com o Grupo de Catálise e Reatividade Química, vêm trabalhando para otimizar as reações de transesterificação do óleo de soja e metanol para a produção do biodiesel.

Simoni relata que os dados trazem resultados de estudos realizados entre 2013 e 2015. “Foram cerca de 400 reações de laboratório e por volta de 3.500 testes de caracterização, como determinação de viscosidade, massa especifica, análise da composição do meio, entre outras”, detalhou Simoni Meneghetti.

As professoras e pesquisadoras capitanearam os estudos com a participação de vários estudantes bolsistas no âmbito do projeto. São eles: Filipe Lins da Silva, José Anderson Silva de Freitas, Bruno Salgueiro, Lucas Natã de Melo, Wenjohn Washington Lima da Silva e Jeilma Rodrigues do Nascimento.

“É um grande orgulho participar de um estudo que gera um resultado concreto e muito estratégico para a área de biocombustíveis. Foi um trabalho em conjunto e contou com a participação de vários estudantes, o que reflete um forte viés na formação de pessoas, em nível de graduação e pós-graduação", comentou Simoni que também é editora do livro, em conjunto com o professor Paulo Suarez, da Universidade de Brasília (UnB).

O livro ainda reúne os principais resultados alcançados por grupos de pesquisadores da UnB e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), financiados pelo Ministério de Ciência e Tecnologia e Informação (MCTI), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)