PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Pesquisa

Instituto Masdar desenvolve reator de biodiesel ultrassônico compacto


BiodieselBR.com - 01 nov 2016 - 09:26

Pesquisadores do Instituto Masdar de Ciência e Tecnologia estão trabalhando num novo tipo de reator que poderá baratear a produção de biodiesel. Ao contrário dos sistemas convencionais onde a mistura dos reagentes – tipicamente óleo, álcool e catalizadores – acontece de forma mecânica, o novo sistema usa tecnóloga ultrassônica para acelerar o processo.

Segundo o professor associado do Instituto Masdar, Isam Janajreh, esse ganho em eficiência permite trabalhar num sistema de produção contínua, o que torna possível atingir escalas comerciais usando equipamentos bem menores. O novo reator chega a ser 85% menor do que um sistema convencional equivalente. Isso se traduz em usinas mais compactas e baratas. “Chegar a um reator compacto é um importante porque, sistemas menores podem ter mais aplicações”, explicou o cientista.

Embora possa ser usada por plantas indústrias, uma das expectativas é que essa nova tecnologia também viabilize projetos de menor porte que permitam a reciclagem de óleos e gorduras recuperados (OGRs) a partir do mercado local.

“Esse reator é capaz de converter óleo de cozinha usado, óleo vegetal não comestível e gordura animal de frigoríficos”, exemplifica Janajreh.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com {/viewonly}