PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Pesquisa

Energias alternativas estão nas mãos dos engenheiros bioenergéticos


Eptv.com - 30 mai 2012 - 09:27 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
AnaliseQuimica-300512Atualmente, há uma preocupação com as formas de utilizar as energias oferecidas pela natureza. No Brasil, mais de 44% da matriz energética vem de fontes renováveis, principalmente de hidroelétricas (15%). O país investe no desenvolvimento dessas energias, o que tem aumentado a produção de biocombustíveis, como etanol e biodiesel.

De acordo com o coordenador do curso de Engenharia Bioenergética da Uniara (Centro Universitário de Araraquara), Marcelo Wilson Anhesine, o mercado é amplo para os profissionais dessa área. “Eles podem trabalhar com pesquisa e desenvolvimento de novas formas de energias renováveis e com atualização e estudos relacionados à maior eficiência desses tipos de energias atualmente vigentes. Podem também trabalhar em empresas que exercem a cogeração e geração de energia a partir de fonte renovável e transformação em energia elétrica”, explica.

O curso de Engenharia Bioenergética tem como objetivo formar profissionais aptos a lidar com bioenergias (eólica, solar, marítima, geotérmica, células de hidrogênio e hidráulica) e biomassa (fontes renováveis e ambientalmente sustentáveis).

Segundo o professor Anhesine, há várias áreas em que o engenheiro bioenergético pode atuar, como, por exemplo, em empresas que fabricam equipamentos de energia renováveis, no processo e transformação da biomassa em energia elétrica, na pesquisa e desenvolvimento de novas oleaginosas para a produção de biocombustíveis, de substituição dos combustíveis de fonte fóssil por aqueles de fonte renovável, de análise e desenvolvimento de políticas de sustentabilidade com a substituição desses materiais, além da experiência docente no setor de biotecnologia.

País rico em várias fontes energéticas com grande potencial de crescimento nas áreas de pesquisa e desenvolvimento, o Brasil vê um crescimento nesse mercado de trabalho, tanto no setor público quanto no privado. As companhias de transporte e distribuição de gás natural, as concessionárias de energia elétrica e as usinas de etanol e biodiesel estão entre os maiores empregadores.