PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Cidades

Prefeitura de Umuarama e UEM estudam implantar miniusina de biodiesel


Fábio Rodrigues - 28 ago 2017 - 15:49

A Prefeitura de Umuarama e a Universidade Estadual de Maringá (UEM) estão avaliando a implantação de uma miniusina para a produção de biodiesel na cidade paranaense a partir de óleos e gorduras recuperados (OGRs). O assunto foi discutido numa reunião realizada na semana passada entre o prefeito da cidade Celso Pozzobom e representantes da universidade e da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu).

A ideia é usar o equipamento para dar destino adequado ao óleo de cozinha usado coletado em residências, escolas, lanchonetes e restaurantes. O aproveitamento do material permitiria atender ao menos parte da demanda dos veículos da frota do município.

Atualmente, a Cooperativa de Reciclagem de Umuarama (Cooperuma) já recolhe óleo de fritura mas acaba tendo dificuldade em aproveitá-lo. “[Apenas] uma parte muito pequena acaba sendo utilizada. Precisamos melhorar a eficiência deste sistema e dar um destino melhor ao resíduo”, disse o diretor de Agricultura e Meio Ambiente, Elídio Pavan.

Ao apresentar o projeto, o professor Fabrício Leite lembrou que um litro de óleo lançado nos rios pode poluir até 25 mil litros de água. A proposta da UEM é receber o óleo usado e transformá-lo em biodiesel a partir da implantação de uma pequena usina no campus de Agrárias da UEM.

O prefeito Celso Pozzobom aprovou a ideia. “Para este projeto, precisamos implantar uma logística de recolhimento, envolvendo entidades, escolas, empresas, enfim, dar muitas opções para a população fazer a entrega. Mesmo que para isso seja necessário criar algum tipo de incentivo, além do cuidado com o meio ambiente”, afirmou o prefeito.

O gestor socioambiental da Sanepar informou que a companhia já tem um programa de recolhimento implantado em algumas cidades que tem dado bons resultados, e que pode ser implementado em Umuarama – com os devidos ajustes. “Podemos envolver as crianças, com pontos de coleta nas escolas, clubes de serviço e a sociedade em geral, pois é para uma boa causa”, disse Elder Robson. Os participantes da reunião receberam questionários com o objetivo de identificar o perfil e apontar o volume de óleo que cada um pode disponibilizar ao projeto.