PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Cidades

‘Maioria’ dos ônibus do DF devem rodar com B20 até 2019


G1 e Diário do Transporte - 19 mar 2018 - 14:43

Secretaria de Mobilidade do Distrito Federal prometeu, nesta sexta-feira (16), abastecer "a maioria" dos cerca de 2,7 mil ônibus da capital com o biodiesel B20 até o ano que vem. Por enquanto, apenas nove veículos que rodam numa linha especial operada pela Viação Piracicabana que passa pela área central de Brasília recebem esse biocombustível, ainda menos poluente que o biodiesel tradicional.

O anúncio foi feito pelo atual chefe da pasta, Fábio Damasceno, durante uma coletiva de imprensa acontecida nessa sexta-feira (16). Questionado, ele não soube informar um cronograma exato para a substituição do biodiesel pela versão B20.

Segundo o secretário, ainda é necessário “resolver questões técnicas” relacionadas ao preço e fornecimento do combustível.

Produção local

O B20 a ser utilizado nos ônibus será produzido no Brasil. Além de adotar o consumo, o governo do DF diz haver expectativa de produção do biodiesel na capital federal.

O diretor-superintendente da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene, Donizete Tokarski, comemorou a adoção do B20 no DF. “Brasília deu um exemplo de pioneirismo, mais uma vez. Assim como o respeito à faixa de pedestres, a cidade virou referência no restante do país em uso dos biocombustíveis nos ônibus”.

Dados da Ubrabio estimam que o uso de B20 nas frotas das 40 maiores cidades brasileiras representaria a substituição de 300 milhões de litros diesel fóssil.

Adaptação BiodieselBR.com
Com informações G1 e Diário do Transporte