PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Soja

Preço da soja apurado pelo Cepea atinge maior patamar desde 2012


Cepea - 14 jun 2016 - 10:13

Os valores da soja em grão e do farelo seguem em alta no mercado nacional e já atingem os maiores patamares reais desde dezembro de 2012. Segundo apuração realizada pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo.

Segundo o Indicador da Soja Paranaguá que acompanha as variações do grão depositado no corredor de exportação do principal porto paranaense e negociado na modalidade spot, a soja teve alta de 1,7% ao longo da semana passada fechando o período cotada a R$ 96,30 pela saca de 60 kg.

Além da intensa demanda por soja brasileira neste ano, os preços elevados são reflexos das condições climáticas desfavoráveis à oleaginosa no Brasil e na Argentina o que resultou em menor produção que a inicialmente estimada associada a uma queda na qualidade do grão na safra 2015/16.

De janeiro a maio deste ano, o Brasil exportou para a China 23,6 milhões de toneladas de soja em grão. Esse volume supera em 5,5% a quantidade embarcada pelo Brasil nos primeiros cinco meses de 2015 para todos os destinos – que foi de 22,4 milhões de toneladas.

Com adaptação BiodieselBR.com

Tags: Cepea