Preço da soja se mantém em R$ 160 a saca em Paranaguá
O preço da soja no Brasil pouco oscilou na volta das negociações após o feriado do Dia da Independência. Nesta terça-feira (8/9), indicador Cepea/Esalq base porto de Paranaguá (PR) fechou em queda de 0,25%, a R$ 160,46 a saca.
Nos últimos dias, houve pouca variação para os valores em Paranaguá, ainda assim, as cotações do grão ainda estão em patamares historicamente elevados.
De acordo com o Cepea, essa valorização é observada desde agosto e é sustentada pelas incertezas sobre os possíveis impactos do El Niño sobre a safra 2026/27, pela maior demanda asiática pela soja americana e pela intensificação dos conflitos no Oriente Médio.
Além disso, de acordo com o Cepea, produtores brasileiros aguardam um volume maior de chuvas para iniciar as atividades de campo da temporada 2026/27, cenário que os retraiu das negociações envolvendo grandes volumes.
Por fim, o Cepea lembrou que a alta no mercado nacional foi limitada pela diminuição da demanda externa pela soja brasileira, o que é comum para este período de aproximação da entrada da safra dos EUA. Ainda assim, na parcial deste ano (de janeiro a agosto), o Brasil exportou 89,86 milhões de toneladas de soja em grão, um recorde para o período.
Paulo Santos – Globo Rural


.gif)

