PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Soja

Óleo de soja afunda após Brasil reduzir mistura de biodiesel


Bloomberg - 13 abr 2021 - 12:21

O óleo diesel no país com maior plantio de soja será temporariamente obrigado a conter 10% de biodiesel, contra 13% anteriormente. O governo disse que pretende reduzir os aumentos de preços provocados pela demanda chinesa e pelos estoques apertados dos EUA. O óleo vegetal responde por cerca de 70% do biodiesel brasileiro.

A mudança de política “pode devolver alguns alqueires ao programa de exportação no momento em que nova oferta de safra do país entrar no mercado”, disse Rich Nelson, estrategista-chefe da Allendale, por e-mail.

Os preços também estão sendo pressionados após a queda do óleo de palma na Malásia em meio a oferta acima do esperado, disse Nelson. O óleo de palma é um substituto do óleo de soja e ambos são amplamente usados para cozinhar e como combustível. Um dos fatores adicionais é um relatório que projeta safra brasileira maior, disse Nelson.

A queda interrompe um rali impulsionado por uma escassez global mais ampla de óleo vegetal que impulsionou o óleo de soja em mais de 80% no ano passado.

Kim Chipman – Bloomberg