PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Soja

Nova safra de soja terá maior área de cultivo do que na safra anterior em MT


G1 - 25 set 2023 - 09:00

A nova safra de soja começou a ser plantada em Mato Grosso em uma área maior do que na safra anterior. É o que apontam dois agricultores de diferentes fazendas no estado. Os custos da produção caíram, mas o preço da cultura também acompanhou a queda, o que diminui retorno financeiro aos agricultores.

O gerente de uma fazenda em Sorriso, a 420 km de Cuiabá, Caio Silva, informou que dos quase 3.700 hectares da propriedade, cerca de 400 já foram plantados com a cultura. Ele ainda explicou o motivo da plantação ter ocorrido antes do previsto.

"A chuva veio mais cedo. Isso é bom pra gente porque conseguimos plantar a soja mais cedo, e conseguir plantar outra janela de algodão", afirmou.

Em outra fazenda serão cultivados 1.800 hectares. A soja vai ocupar a mesma área do ano passado. Se tudo ocorrer dentro do planejado, o agricultor Paulo Assunção terá 75 sacas por hectare, a mesma média da última safra.

"Sempre esperamos mais. Sempre estamos em busca da melhor produtividade", disse.

O agricultor disse que o custo de produção para esta safra está menor, mas o preço da soja também caiu.

No ano passado, o valor médio da saca estava em R$ 163 no estado. Agora, está em torno de R$ 118 por saca.

"O fertilizante baixou e os químicos também, mas o preço da soja caiu também. O que acontece é que a sobra é menor e a rentabilidade também. Temos aí uma redução em torno de 20%", afirmou.

Adriano Soares – G1