PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Soja

Ministério aprovou plantio antecipado de soja em Mato Grosso


Reuters - 04 set 2023 - 09:55

O Ministério da Agricultura autorizou 48 produtores de Mato Grosso a antecipar o plantio de soja no estado, permitindo, excepcionalmente, que a oleaginosa seja plantada antes do fim do vazio sanitário, previsto para 15 de setembro.

Segundo nota do ministério, o calendário de semeadura e o vazio sanitário têm como foco controlar a ferrugem asiática da soja no país, mas as datas têm flexibilidade a partir de argumentações técnicas.

"Esse procedimento é feito todos os anos de forma atender às necessidades regionais, visto as diferenças de produções e climas do Brasil", disse o ministério, ressaltando que "as decisões para definição do calendário são feitas com base em informações técnicas".

A autorização do ministério foi dada em atendimento a uma demanda da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), que argumenta que neste ano de El Niño há maiores riscos climáticos para aqueles que fazem a segunda safra, pois as chuvas poderiam ficar mais fracas antes da hora, já entre o final de março e início de abril.

Um plantio mais precoce de soja poderia resultar em uma colheita também prematura, possivelmente antes do final de dezembro.

Pelo vazio sanitário, estados brasileiros concordam em manter os campos livres de soja por um período, com o objetivo de reduzir a disseminação do fungo da ferrugem asiática da soja, um dos principais desafios fitossanitários da cultura.

No caso de Mato Grosso, o prazo do vazio sanitário se encerra em 15 de setembro. Autorizações de plantio antecipado para fins comerciais antes desse período, no entanto, enfrentam resistência de parte do setor e do órgão de defesa agropecuária de Mato Grosso.

Em nota, o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) disse que as autorizações de plantio excepcionais para fins comerciais antes do fim do vazio sanitário "não possuem previsão legal de autorização pelo Indea".

O objetivo da Ampa foi "mitigar o potencial risco climático para a futura safra 2023/24", uma vez que o milho e o algodão são semeados, em sua grande maioria, na segunda safra do Estado, após a colheita da soja.

O início do plantio de soja também depende da ocorrência da chegada das chuvas de primavera ao estado. Ou pode ser feito nas áreas irrigadas, disse o superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Cleiton Gauer.

Segundo ele, algumas regiões já têm acumulado "interessante" de precipitações, o que poderia animar produtores a realizar o plantio dependendo das previsões climáticas.