PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Soja

hEDGEpoint: retomada do biodiesel pode causar déficit na oferta de óleo de soja


BiodieselBR.com - 27 fev 2023 - 11:16 - Última atualização em: 27 fev 2023 - 21:24

Embora o Brasil esteja a caminho de colher uma safra recorde de soja este ano, uma eventual retomada da mistura de biodiesel pode acabar deixando o mercado nacional de óleo no vermelho. A projeção faz parte de um relatório divulgado pela consultoria especializada nos mercados de agronegócio e de energia, hEDGEpoint.

Segundo a consultoria a produção brasileira de soja deverá ficar entre 151 e 152 milhões de toneladas este ano – de longe a maior da história do país.

Desse total, cerca de 94,4 milhões de toneladas deverão sair do país in natura. Já a indústria nacional deverá absorver cerca de 52,8 milhões de toneladas o que deverá render aproximadamente 10,7 milhões de toneladas de óleo.

Insuficiente

Apesar desses números superlativos, a oferta pode não dar conta da demanda casa o governo opte por uma ação mais ousada no mercado de biodiesel. “Embora a produção brasileira pareça enorme a princípio, mesmo assim pode não haver óleo de soja suficiente para um retorno ao B15 (...) a produção de óleo de soja não cresceria tanto quanto o necessário para suportar estes volumes [de biodiesel]”, diz o relatório da hEDGEpoint.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR