PUBLICIDADE
CREMER2025_novo CREMER2025_novo
Soja

Exportações de soja em grão aceleram em março


BiodieselBR.com - 10 abr 2025 - 17:13

Superada a lentidão vista no começo da colheita da safra 2024/25 – quando chuvas em excesso retardaram os trabalhos por algumas semanas –, os exportadores estão mostrando a que vieram. Pelas contas mais recentes, no último mês, os embarques de soja em grão bateram a impressionante marca de 14,7 milhões de toneladas, fazendo deste o março mais exportador num histórico que compreende os últimos 29 anos. O recorde anterior – de 13,2 milhões de toneladas – pertencia a março de 2023.

Naquele ano, o país embarcou perto de 102 milhões de toneladas – e isso com base numa colheita de 155,7 milhões de toneladas, de acordo com a medição da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Embora as projeções para a produção neste ciclo tenham ficado um pouco menos otimistas nas últimas semanas, à medida que as perdas causadas pelo clima adverso no Rio Grande do Sul vão sendo contabilizadas, um compilado das estimativas mais recentes aponta para uma produção de quase 169 milhões de toneladas.

Além disso, temos uma reedição turbinada da guerra comercial entre Estados Unidos e China. Em 2018, quando o primeiro governo Trump fez movimentos parecidos com os atuais, as exportações brasileiras deram um salto de mais de 22% em apenas um ano, à medida que o gigante asiático trocou a soja norte-americana pela brasileira em retaliação contra as tarifas impostas por Washington.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR