PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Soja

Exportações brasileiras de soja reaceleraram em agosto


BiodieselBR.com - 12 set 2023 - 11:25

Embora mantenham a trajetória descendente esperada para essa época do ano, as exportações brasileiras de soja em grão voltaram a ganhar tração em agosto. Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) mostram que pouco menos de 8,39 milhões de toneladas da oleaginosa saíram do país ao longo do mês passado fazendo deste o agosto mais ativo no histórico.

Até agora, o recorde pertencia a agosto de 2018 quando o mercado externo demandou 8,12 milhões de toneladas de soja brasileira.

A demanda chinesa foi o principal fator na persistência no ritmo das exportações num ponto do ano em que os embarques deveriam estar se retraindo. Em agosto, os compradores da China ficaram com 75% da soja brasileira vendida para fora – percentual superior aos 70,1% que o país asiático vem representando para os exportadores brasileiros ao longo deste ano.
 
Caminho do recorde
 
Esse novo resultado mantem o Brasil na direção de um novo recorde anual. De janeiro a agosto, as exportações da oleaginosa somaram 80,8 milhões de toneladas. Faltam um pouco mais de 5,25 milhões de toneladas para igualar o recorde de 2021 quando as exportações passaram um pouco de 86,1 milhes de toneladas.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR