EUA planejam plantio recorde de soja em 2015, diz pesquisa

Para fins de comparação, a área destinada à soja na safra 2014/15 aqui o Brasil – segundo maior produtor da oleaginosa do mundo, atrás apenas dos próprios Estados Unidos – é 31,4 milhões de hectares, segundo o levantamento da Conab.
A área de soja nos EUA é 4,2% maior que os 33,8 milhões de acres de 2014 e a de milho é 2,5% menor que registrado ano passado o que levaria a cultura à sua menor área desde 2010. Isso reforça uma tendência de aumento na produção de soja pelos produtores norte-americanos que acabam de ter sua melhor colheita de soja de acordo com o registro histórico do USDA.
"Produtores estão interessados em preservar renda, com agricultores na maioria das áreas do país prontos para surfar a onda da soja", disse o analista de mercado da Farm Futures Bryce Knorr, em nota.
"Isso é especialmente verdade na região do Delta (do rio Mississippi), onde o algodão deverá perder área", disse Knorr.
A revista, que entrevistou 1.297 agricultores em 41 Estados, estimou o plantio de algodão em 3,8 milhões de hectares, queda de 15% ante ano passado.
O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) deverá divulgar a estimativa oficial de plantio de 2015 em 31 de março, baseado em uma pesquisa com mais de 80 mil produtores.
Com adaptações BiodieselBR.com