PUBLICIDADE
padrao padrao
Soja

El Niño pode beneficiar produção de soja no EUA, EUA e Argentina


Globo Rural - 18 jun 2026 - 08:55

O clima para a agricultura mundial já está sob impacto do El Niño. Em que pesem as preocupações com os eventos extremos, para a produção de soja, o fenômeno pode estabilizar ou até ampliar a oferta global do grão, segundo análise da Consultoria Agro do Itaú BBA.

Em relatório, o banco destacou que as perdas esperadas para algumas regiões, como Ásia e África, são compensadas por ganhos de rendimento em grandes produtores, como Brasil, EUA e Argentina.

“Estudos indicam que durante El Niños, as produtividades médias globais de soja aumentam cerca de 2% a 5%, graças ao clima favorável nos EUA e Brasil”, disse o Itaú BBA, no relatório.

A instituição ainda lembrou que eventos de El Niño moderados costumam ter impactos de baixa sobre os preços da soja, já que a oferta global normalmente se mantém adequada ou supera a demanda esperada, resultando em estoques elevados.

Como exemplo, o Itaú BBA cita as safras 1997/98 e 2015/16, que tiveram a formação de El Niños fortes e não houve rupturas significativas no balanço de grãos, e os preços internacionais apresentaram padrões de variação menos intensos, inclusive com menor volatilidade do que em anos neutros ou de La Niña.

O cenário base para 2026/27 é de um mundo relativamente equilibrado na oferta de soja. A perspectiva de aumento da safra americana, manutenção em bons patamares da safra argentina e possibilidade de um novo recorde para o Brasil, mantém a expectativa de novo recorde na oferta mundial do grão, estimada em 441,34 milhões pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Pelo lado da demanda, o Itaú BBA disse que o crescimento da demanda ganha destaque, diante do panorama de crescimento mundial da utilização de biocombustíveis, que eleva a demanda por óleo de soja e esmagamento do grão.

Nesse contexto, ao somar somente produção e consumo, o saldo global de soja deve apresentar o menor valor desde a safra 2021/22, quando esse mercado foi deficitário. Pelos números do USDA, o mundo deve sair de um superávit de quase 16 milhões de toneladas na na safra 2024/25 para abaixo de 1 milhão na safra 2026/27.

A consultoria espera um novo recorde para a soja do Brasil, com 182,4 milhões de toneladas em 2026/27

“Nosso cenário base é de novo recorde para a produção de soja do Brasil, dado que, em anos de El Niño, a tendência média para o Brasil é neutra a ligeiramente positiva, e isso manteria o balanço global relativamente equilibrado. Porém, com a possibilidade de um fenômeno forte se intensificando, a simulação serve para quantificar o potencial impacto de uma quebra do Brasil no equilíbrio para 2026/27”, finalizou o Itaú BBA.

Paulo Santos – Globo Rural