PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Soja

Na contramão da Conab, consultoria eleva previsão para safra de soja do Brasil


Reuters - 05 fev 2016 - 10:43

A consultoria AGR Brasil, com sede em Chicago, elevou nesta quinta-feira sua previsão para a safra brasileira de soja 2015/16 para 102,7 milhões de toneladas, ante previsão de 101,1 milhões de toneladas em janeiro, com melhoria nas expectativas para os três principais Estados produtores.

A empresa elevou a previsão para Mato Grosso em pouco mais de 700 mil toneladas, para 29,02 milhões de toneladas.

"Dados os resultados iniciais em Mato Grosso e o padrão climático registrado naquele Estado no importante período do fim de dezembro e em janeiro, nós estimamos que há uma chance acima da média de que a safra no Estado irá superar 29 milhões de toneladas", disse o presidente da consultoria, Pedro Dejneka, em nota a clientes.

Ainda nesta quinta, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) cortou sua estimativa para Mato Grosso em mais de 800 mil toneladas, para 28,28 milhões de toneladas.

"Nós acreditamos que a Conab superestimou a tendência de queda em alguns Estados em sua mais recente projeção, especialmente em Mato Grosso e Bahia. As diferenças nas estimativas para estes dois Estados é o que faz com que haja uma diferença de 1,7 milhão de toneladas entre o nosso número versus o da Conab", disse Dejneka.

A Conab reduziu nesta quinta-feira sua previsão para a safra 2015/16 para 100,9 milhões de toneladas, ante 102,1 milhões de toneladas na previsão de janeiro, devido principalmente a uma queda nas produtividades em Mato Grosso, Goiás e no Nordeste, que foi apenas parcialmente compensada por aumento no plantio no Rio Grande do Sul.

A AGR Brasil elevou ainda suas estimativas para Paraná (+460 mil toneladas) e para o Rio Grande do Sul (+780 mil toneladas) na comparação com a expectativa de janeiro.