PUBLICIDADE
Soja

Consultoria vê EUA de volta à liderança global da soja em 2013/14


Reuters - 21 mai 2013 - 12:58 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
soja Brasil_EUA_210513
Esse ano, pela primeira vez na história, o Brasil se tornou o maior produtor de soja do planeta, superando os Estados Unidos. No entanto, a lideranças deve durar pouco. Segundo estimativas da consultoria Safras & Mercados, os EUA deverão voltar ao topo do ranking.

A previsão é que a sojicultura do Brasil continue crescendo na temporada 2013/14, mas não o suficiente para superar novamente os Estados Unidos. Enquanto a próxima safra brasileira deverá atingir entre 85 e 87 milhões de toneladas; a colheita dos EUA deverá ficar entre 92 e 94 milhões de toneladas segundo dados do Departamento de Agricultura do governo norte-americano.

Outras consultorias privadas do Brasil, como a Agroconsult, também preveem crescimento do plantio de soja do Brasil. O Brasil planta sua safra a partir de meados de setembro. Já o plantio da safra 2013/14 dos EUA está em pleno desenvolvimento.

Segundo o diretor da Safras, Paulo Molinari, na realidade os EUA nem chegaram a perder a coroa. O fato é que o Brasil só ocupou o topo do ranking porque a safra norte-americana 2012/13 foi duramente afetada pela pior seca em mais de meio século.

Ele destacou que a liderança agrícola dos EUA vai muito além da eficiência "dentro da porteira", passando por uma agroindústria forte e condições logísticas adequadas para o escoamento da produção. 

Com adaptação BiodieselBR.com