PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Soja

Conab sobe previsão da safra de grãos no Brasil


BiodieselBR.com - 10 mar 2020 - 10:27

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aumentou nesta terça-feira (10) a previsão para a safra de grãos no Brasil, que deverá chegar a 251,9 milhões de toneladas, crescimento de 4,1% sobre o ciclo anterior, ou 9,9 milhões de toneladas. Em relação ao levantamento de fevereiro, são 800 mil toneladas a mais.

Segundo a Conab, as condições climáticas estão favorecendo as lavouras de grãos nas principais regiões produtoras do Brasil. Com exceção do Rio Grande do Sul, outros estados não vêm apresentando problemas.

"A perspectiva é que os níveis de produtividade apresentem bom desempenho nesta temporada, sobretudo para as lavouras de soja e milho que impulsionam o volume total e devem garantir mais um recorde na safra de grãos do país", disse a companhia, em nota.

A área total de plantio deve crescer 2,4%, alcançando cerca de 64,8 milhões de hectares. As culturas de primeira safra (verão) estão respondendo por 46,5 milhões de hectares (71,7%), enquanto as demais deverão ter 18 milhões de hectares (28,3%).

O levantamento da Conab leva em conta o calendário de safra, que começa em julho e termina junho do ano seguinte. Diferentemente da análise Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que considera o que foi produzido durante os 12 meses do ano.

Novo recorde para soja

No caso da soja, principal produto do agronegócio brasileiro, a colheita estimada é de 124,2 milhões de toneladas, crescimento de 8% em relação ao último ciclo e novo recorde para a cultura
.
As lavouras de soja deverão ter área 2,6% maior, com expectativa de boa produtividade. De acordo com a Conab, a boa distribuição de chuvas no Centro-Oeste e a colheita acelerada estão ajudando nos resultados de campo.