PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Óleo de cozinha

Iniciativa de coleta de óleo da Fiagril atinge a marca de um milhão de litros


Assessoria Fiagril - 05 jun 2017 - 11:52

Lançado pela Fiagril desde 2009, o programa Novo Óleo já garantiu que um milhão de litros de óleo de cozinha usado acabasse parando nas redes de esgoto onde causaria entupimentos e contaminação de recursos hídricos e do solo. A marca foi atingida em março passado. 

O programa atinge quatro municípios mato-grossenses: Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Sorriso e Sinop. A empresa é a controladora de uma usina de biodiesel com capacidade instalada para 202,7 milhões de litros anuais.

Durante os pouco mais de oito anos de projeto, a Fiagril contou com a parceria da cooperativa Sicredi. A coleta de óleo usado é feita em restaurantes, lanchonetes, bares, empresas e, principalmente, nas residências. Para participar do programa é necessário que os interessados, armazenem o óleo de cozinha usado em garrafas pet, juntando pelo menos dois litros, e liguem para o Disque-óleo pedindo o recolhimento. A cada seis litros de resíduo doados, os doadores ganham um frasco de 900 ml de óleo novo ou produtos de limpeza.

O óleo recolhido é enviado para a fábrica de biodiesel da Fiagril em Lucas do Rio Verde e reutilizado para a fabricação do combustível.

Para a diretora de Sustentabilidade da Fiagril, Dionéia Canci, a Fiagril tem a intenção de expandir o programa para mais cidades, incluindo a capital, Cuiabá. “Para nós, o Novo Óleo é um programa que representa bem os pilares da sustentabilidade, pois preserva o meio ambiente, conscientiza a população e ainda contribui com a economia do estado”. Estamos muito felizes, pois atingimos nossa meta de um milhão de litros de óleo coletados antes mesmo da data que foi idealizada no começo do projeto”, frisou.