PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Óleo de cozinha

Cargill e supermercados Condor coletam 60 m³ de óleo usado num ano


Assessoria Cargill - 05 abr 2017 - 12:13

A Cargill e a rede de supermercados paranaense Condor coletaram 60 mil litros de óleo de cozinha usado no período entre março de 2016 e março de 2017. Esse é um crescimento de 30% sobre o período anterior. Em dois anos de coleta, 105 mil litros de resíduo receberam destinação ambientalmente adequada deixando de poluir cerca de dois bilhões de litros de água.

“Quando o óleo vegetal usado é descartado em ralos ou pias, pode entupir os encanamentos e encarecer o custo de tratamento do esgoto municipal. Em cidades onde não há tratamento de esgoto, o resíduo chega aos rios e mananciais”, ressalta Fernando Janizello, analista de Sustentabilidade da Cargill. “Por isso, a Cargill oferece uma alternativa prática e sustentável para o descarte ambientalmente correto do resíduo, tornando-o matéria prima para novos produtos, como biodiesel, produtos sanitários, entre outros” completa.

Um dos produtos finais que é produzido com o óleo descartado é o sabão em pasta biodegradável produzido pela Ambiental Santos. Entre os dias 20 e 24 de março, mais de 4 mil consumidores levaram para a casa amostras do produto em ação promovida pela Cargill em quatro unidades da rede Condor em Curitiba, além da unidade em Ponta Grossa, localizada no bairro Jardim Carvalho.

“Nesta última ação realizada em nossas lojas, em comemoração ao Dia Mundial da Água, foi satisfatória a participação e envolvimento dos clientes que se conscientizaram com a campanha, demonstrando preocupação com a qualidade e a conservação da água, além da oportunidade de conhecer um produto ecologicamente sustentável”, ressalta a analista Ambiental da Rede Condor, Amanda Corrêa.

Renove o Meio Ambiente

Criado em 2010, com o objetivo de oferecer ao consumidor uma alternativa prática e sustentável para o descarte ambientalmente correto do óleo de cozinha usado, o programa articula parcerias com redes de supermercados, empresas e ONGs para implantação de mais de 600 pontos de coleta de óleo residual em oito estados brasileiros.

Desde sua implantação, a Ação Renove já arrecadou mais de 1,5 milhão de litros de óleo residual. O material é reciclado sendo transformado em sabão e biodiesel.