PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Óleo de cozinha

Cargill inicia programa de coleta de óleo residual voltado a restaurantes


Assessoria Cargill - 22 ago 2016 - 15:14 - Última atualização em: 01 set 2016 - 11:39

A Cargill está lançando um programa inédito de gestão na coleta de óleo e gorduras residuais residual (OGRs) especialmente focado em empresas do setor de alimentação. A primeira parceira da iniciativa é com o KFC. Desde junho, os funcionários da unidade de Santo André da rede do segmento de fast-food vem recebendo treinamento específico sobre como lidar e descartar adequadamente seu óleo de cozinha usado. 

A iniciativa deve ser expandida e inclui iniciativas de treinamento de material de comunicação exclusivo para os funcionários dos estabelecimentos parceiras, certificação de empresas coletoras, sistema de rastreamento e gestão online. A Cargill garantirá que todo o material recolhido óleo terá destinação final adequada e oferecerá retorno financeiro às empresas participantes.

“Com essa iniciativa queremos gerar valor para nosso cliente. Nós vendemos soluções em óleos e gorduras e queremos ser responsáveis pela destinação final ambientalmente adequada dos resíduos gerados pelo uso dos nossos produtos, assim nossos clientes podem ter segurança no seu processo, redução dos custos de operação e ainda contribuir com a preservação ambiental”, ressalta Márcio Barela, Coordenador de Sustentabilidade da Cargill Foods Brasil e responsável pelo programa. 

De acordo com César Antonelli, executivo das Yum! Brands Brasil – empresa que controla a marca KFC –, a empresa tem grande preocupação com os temas relacionados à sustentabilidade e, por isso, decidiu apoiar a iniciativa da Cargill. “Para nós, é muito importante que os fornecedores apresentem diferenciais comerciais, de logística e inovação, agregando valor à parceria. Ter um sistema de gestão para destinação correta do produto nos deixa bastante satisfeito, pois é algo muito relevante para a marca”, afirma ressaltando que embarcar nessa iniciativa terá impacto positivo no desenvolvimento da rede no mercado brasileiro.

Renove o Meio Ambiente

O lançamento desse novo programa é um desdobramento de uma iniciativa anterior da Cargill voltado ao consumidor final criada em 2010 e mantida pela marca Liza. 

Chamada Renove o Meio Ambiente, a ação oferece ao consumidor uma alternativa para o descarte correto do óleo de cozinha usado atuando de forma articulada com redes de supermercados, empresas e ONGs o que permitiu a implantação de mais de 600 pontos de coleta de OGRs em oito estados brasileiros. 

Desde sua implantação, a Ação Renove já coletou mais de 1,5 milhão de litros de óleo de cozinha pós-consumo.

Com adaptação BiodieselBR.com