PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Óleo de cozinha

Cargill e Rede Tenda coletam 150.000 mil litros de óleo de cozinha usado

Mais de 50 mil clientes já foram beneficiados, resultando em 90 mil reais em descontos


Assessoria Cargill - 20 abr 2017 - 10:32 - Última atualização em: 24 abr 2017 - 10:36

A parceria entre a Cargill, por meio da marca de óleos LIZA, e a Rede Tenda Atacado apresenta ótimos resultados em coleta de óleo de cozinha usado. Desde o início da parceria, já foram coletados 150.000 litros. Com o objetivo de conscientizar o consumidor para a correta separação do óleo vegetal, oferecendo uma alternativa prática e sustentável para o descarte ambientalmente correto, para cada litro de óleo usado entregue, o consumidor recebe R$0,60 de desconto em suas compras. Para participar, basta separar o óleo de cozinha usado em uma garrafa PET transparente com a ajuda de um funil e quando a garrafa estiver cheia, levar para uma das lojas Tenda Atacado. Dessa forma, 90 mil reais já foram ofertados como desconto para mais de 50 mil clientes.

A iniciativa faz parte do “Programa Ação Renove o Meio Ambiente” mantido pela Cargill, como um dos maiores programas de logística reversa de óleo e gordura vegetal residual do Brasil. Com o Ação Renove o Meio Ambiente, a empresa tem contribuído para uma cadeia produtiva mais socioambientalmente responsável. “Um dos maiores benefícios do Programa para o meio ambiente é a não poluição de rios e mananciais causada pelo descarte incorreto do resíduo”, explica Fernando Janizello, analista de Sustentabilidade da Cargill Foods Brasil. “Além de ajudar o meio ambiente, participando do Programa o consumidor ainda consegue se beneficiar financeiramente com o descarte correte do resíduo de óleo vegetal”, completa.

“Através do Programa Ação Renove o Meio Ambiente, transformarmos o óleo de cozinha usado, que seria jogado fora, em matéria prima para a produção de novos produtos, como o biodiesel, combustível de fonte limpa e sustentável, essa parceria é muito importante para o Tenda Atacado e só tem crescido” salienta Isabel Rego, coordenadora de responsabilidade socioambiental da Rede Tenda Atacado.

Programa Ação Renove o Meio Ambiente

Criado em 2010, com o objetivo de oferecer ao consumidor uma alternativa prática e sustentável para o descarte ambientalmente correto do óleo de cozinha usado, o programa articula parcerias com redes de supermercados, empresas e ONGs para implantação de mais de 700 pontos de coleta de óleo residual em oito estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul). Desde sua implantação, a Ação Renove já arrecadou mais de 1,7 milhões de litros de óleo residual, quantidade suficiente para poluir até 42,5 bilhões litros de água potável, o que representa o volume de água necessário para abastecer as necessidades básicas da população da cidade de São Paulo, com 11.967.825 pessoas por 28 dias*.

*De acordo com a Organização das Nações Unidas, cada pessoa necessita de 3,3 mil litros de água por mês (cerca de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene).