PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Mamona

Mamona na agricultura familiar é tema de dias de campo no CE


Assessoria Embrapa - 30 jun 2014 - 16:37 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
MamonaDiaCampo 300614
Monsenhor Tabosa, Boa Viagem, Itatira e Tauá serão os municípios que vão sediar os dias de campo sobre a Cultura da Mamona no Estado do Ceará, de 01 a 04 de julho. Os eventos serão realizados pela Embrapa Algodão com a parceria da Petrobras Biocombustível e fazem parte da programação do Ano Internacional da Agricultura Familiar. O objetivo é divulgar alternativas para exploração sustentável da cultura da mamona. São esperados cerca de 80 produtores e técnicos em cada município.

Durante os dias de campo serão apresentadas as Unidades de Teste e Demonstração (UTD's) instaladas naqueles municípios para a capacitação dos agricultores sobre a cultura da mamona. O supervisor de Transferência de Tecnologia da Embrapa Algodão, Odilon Reny Ribeiro, explica que as UTD's são escolas de campo onde o agricultor pode verificar in loco quais as práticas mais promissoras. "Nesses municípios nós avaliamos diferentes cultivares de mamona, tanto as desenvolvidas pela Embrapa quanto sementes dos próprios produtores, e também avaliamos os efeitos das diferentes dosagens de adubação", afirma.

Conforme Odilon, além das quatro UTD's matrizes, foram implantadas mais 80 UTD's filiais no Estado dentro das ações do projeto Pesquisa participativa e Transferência de Tecnologia para a produção sustentável de mamoneira no semiárido brasileiro, iniciado no final do ano passado com financiamento da Petrobras Biocombustível.

"O Ceará é o segundo maior produtor de mamona do país e já chegou a plantar 30 mil hectares. A produção caiu bastante em função da estiagem, mas o Estado tem potencial para aumentar essa área, pois a mamona se adapta bem à região e tem uma Unidade produtora de biodiesel da Petrobras Biocombustível no município de Quixadá", avalia.

Até 2016 devem ser instaladas 840 UTD's nos estados do Ceará, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco e Piauí.

Serviço:
Dias de campo sobre a Cultura da Mamona no Estado do Ceará
Horário: 08h às 12h
01/07 – Monsenhor Tabosa – Comunidade Olhos D’água dos Soares
02/07 – Boa Viagem – Comunidade Curupati
03/07 – Itatira – Assentamento Caipira
04/07 – Tauá – Assentamento Bonifácio