Girassol

Produção de girassol em GO deve aumentar 50% este ano


Rádio Nacional - 24 ago 2017 - 14:09

O programa Brasil Rural desta quarta-feira (23) conversou sobre o aumento da produção de girassol em Goiás, que deve crescer 50% neste ano. Segundo dados da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), um dos fatores é que a área produtiva do estado, que é o terceiro maior produtor da planta no país, já é 20% maior que a do ano passado.

Para falar sobre o assunto, o programa entrevistou o analista técnico do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (IFAG), Alexandro Alves. No bate-papo, ele falou mais sobre os custos de produção e o mercado para este plantio, que em sua maior parte é destinada à produção do óleo de cozinha.

Alexandre comentou também sobre o processamento do girassol. "É um produto de alto valor agregado, é um óleo fino, comparado ao óleo de soja", informou o analista.

Mesmo com uma tecnologia diferenciada, o agricultor consegue produzir girassol com o que ele já tem no campo. O produtor planta já com um contrato firmado com as agroindústrias, ou seja, é um mercado certo.

Tags: Girassol Goias