PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Dendê / Palma

Produção de óleo de palma na Ásia deve ser apertada em 2023


Agência Safras - 18 jan 2023 - 09:37

A produção de óleo de palma nos principais produtores asiáticos (Indonésia e Malásia) deve permanecer apertada em 2023, sem muitas mudanças. De acordo com autoridades do setor, isso ocorre em meio à expectativa de aumento da demanda do importante mercado da China.

As duas nações do Sudeste Asiático respondem por cerca de 85% das exportações mundiais, mas a produção estagnou nos últimos anos devido à escassez de mão de obra induzida pela pandemia, baixa aplicação de fertilizantes e lenta expansão de novas propriedades.

“Após mais um ano decepcionante em 2022, o mercado espera que a produção de óleo de palma aumente em 2023 em cerca de 2,5 milhões de toneladas, liderada pela Indonésia”, disse Julian McGill, chefe regional da consultoria de agronegócios LMC International. “Mas isso não se traduzirá em muita disponibilidade de óleo de palma para exportação devido ao maior processamento doméstico na Indonésia, incluindo a mudança para um mandato maior de biodiesel”, disse ele.

A decisão da Indonésia de aumentar o uso de óleo de palma em biodiesel, para uma mistura de 35%, adicionará entre 2,5 milhões e 3 milhões de toneladas de demanda de óleo de palma bruto no mercado interno, disse ele.

As informações são da Agência Reuters.