PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Dendê / Palma

Empresa que explora óleo de dendê no Pará tem certificação internacional suspensa


G1 - 17 fev 2023 - 08:58

Empresa que já foi investigada pela Polícia Federal por esquema de grilagem de terras no Pará, a Agropalma teve a certificação internacional de plantações de dendê suspensa por violações de critérios da Roundtable do Óleo de Palma Sustentável (RSPO) pela IBD, considerada a maior certificadora da América Latina.

Em nota, a empresa disse que recebeu, na última semana, um comunicado informando da suspensão temporária.

A companhia informou ainda que "analisou o relatório da certificadora e discorda dos apontamentos por entender que a avaliação foi inadequada, pois não reflete a realidade e as regras da RSPO e, por este motivo, recorreu da suspensão".

"Ressaltamos que os certificados RSPO das refinarias da Agropalma, em Belém (PA) e Limeira (SP), seguem vigentes e não haverá impacto na entrega de pedidos".

A primeira certificação da Agropalma, segundo a empresa, ocorreu em 2011, mesmo ano em que o empreendimento foi condenado pela Justiça do Pará a pagar R$960 mil por condições degradantes de trabalho.

A atuação da empresa no Pará com as plantações de palma, de onde se extrai o óleo de dendê, comercializado internacionalmente, é marcada por embates com comunidades tradicionais, que envolvem acusações de grilagem e até cartório-fantasma. O conflito passou a ser conhecido como "guerra do dendê". A empresa, que já teve uma usina de biodiesel, está se preparando para instalar uma planta de 36 mil m³ em Belém (PA). 

"Sempre demonstramos total comprometimento e evidências sólidas quanto ao atendimento dos Princípios e Critérios da RSPO" e "atuamos sob regras rígidas e somos reconhecidos mundialmente por nossas práticas sustentáveis e transparência em nossos processos", afirma a empresa. "A Agropalma reforça seu compromisso com a sustentabilidade e a excelência no atendimento".

Taymã Carneiro – G1