PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Dendê / Palma

Câmara realiza audiência sobre dificuldades no Programa da Palma-de-Óleo


BiodieselBR.com - 24 mar 2015 - 12:15
AudienciaPalma 240315
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara dos Deputados vai realizar na manhã dessa quinta-feira (26) uma audiência pública para debater as dificuldades que vêm impedindo o Programa de Produção Sustentável da Palma-de-Óleo de deslanchar como deveria. A convocatória partiu do deputado federal Beto Faro (PT/PA).

Lançado pelo governo federal em 2010, o programa deveria estimular a produção de palma-de-óleo. Segundo o Zoneamento Agroecológico da Palma elaborado pela Embrapa, o país teria 32 milhões de hectares disponíveis para o cultivo de palma-de-óleo. Para dar uma ideia do que isso representa, basta dizer que essa área praticamente iguala os 31,3 milhões de hectares ocupados pela sojicultura brasileira na safra 2014/15.

A maior parte dessa área toda estaria concentrada no Pará em áreas antropizadas antes de 2007. Com isso, o Brasil poderia expandir a produção de óleo de palma rapidamente sem ter que abrir novas áreas de cultivo.

Apesar do inegável potencial, até hoje o programa da palma-de-óleo ainda não foi oficializado. O Projeto de Lei 119/2013 que deveria estabelecer suas regras caminha a passos de tartaruga pelas comissões da Câmara dos Deputados.

A audiência pública vai debater essas e outras dificuldades enfrentadas para alavancar o programa.

Participarão da reunião: Emelocípio Botelho de Andrade que é assessor da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa) e membro da Câmara Técnica da Palma-de-Óleo do Ministério da Agricultura; Marcello Brito, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Palma-de-Óleo (Abrapalma); e Francisco de Assis Solidade da Costa, presidente da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Pará (Fetagri/PA).

Também é esperado um representante do Ministério da Agricultura.

A reunião acontece a partir das 10h00. A pauta completa da reunião pode ser consultada clicando aqui.

Com adaptação BiodieselBR.com