PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Canola

Falta de chuva provoca prejuízo em lavouras de canola do RS


BiodieselBR.com - 11 ago 2017 - 11:12

A falta de chuva no Rio Grande do Sul tem provocado prejuízos nas lavouras de inverno na porção noroeste do estado. As plantações de canola já estão com perdas irreversíveis enquanto o trigo – principal cultura de inverno – vem conseguindo se recuperar.

Em quase dois meses, caíram menos de 10 mm de chuva na região. A situação é tão aguda que, na Região das Missões, 90% dos agricultores que plantaram canola já pediram seguro. Nessa temporada a oleaginosa havia sido cultivada em mais 3 mil hectares.

O agricultor Alessandro Seibt relata que além da falta de chuvas, a geada do mês de julho queimou as plantas que, com isso, pararam de crescer. Em anos anteriores, ele conseguiu colher 30 sacas por hectare, já nesse, está sem grandes expectativas. "Neste ano se colher cinco sacas vai ser muito."

Segundo agrônomos, é praticamente impossível reverter a situação das lavouras de canola. "As plantas nesse período não estão desenvolvendo adequadamente. Elas teriam que estar com o dobro do tamanho. E também acredito que isso afetará seriamente na produtividade da canola", observa o agricultor Ari Brum.

Trigo

A situação nas lavouras de trigo também é complicada. Na propriedade do agricultor Cristiano Budel, em São Luiz Gonzaga, a expectativa de colher 60 sacas de trigo por hectare está cada vez mais distante. "Pode-se dizer que em torno de 30% a 50% de algumas lavouras ou até mais não conseguiram germinar com a falta de umidade", lamenta Budel.

O trigo precisa de pelo menos 50 mm de água por semana no começo do ciclo para desenvolver de maneira adequada. Com pouca chuva, a situação pode impactar na produtividade.

"Essa falta de germinação vai afetar lá no final pela falta de plantas. Não tendo plantas não vamos ter produtividade. A produtividade está, com certeza, comprometida entre 50%", observa o engenheiro agrônomo Bento Büttenbender.

Com adaptação BiodieselBR.com