União Europeia fabricou 13,7 milhões de toneladas de diesel renovável em 2024
A produção de biocombustíveis alternativos ao óleo diesel na União Europeia (UE) tem patinado nos últimos anos, mas há motivos para um certo otimismo. É o que apontam dados divulgados pela Associação Europeia do Biodiesel (EBB) na edição mais recente de seu Relatório Estatístico. A associação representa 35 companhias e 8 associações ativas no mercado europeu de biocombustíveis que, juntas, somam cerca de 70% da produção do bloco.
De acordo com o documento, a produção de diesel renovável – soma entre o biodiesel e o óleo vegetal hidrotratado (HVO) – nos 27 países-membros da UE fechou 2024 em 13,7 milhões de toneladas. Embora esse montante seja ligeiramente inferior – baixa de 1,4% – ao apurado em 2023, ele está basicamente em linha com os volumes que vêm sendo registrados desde 2022, indicando que o mercado atingiu um platô.
Isso reverte a tendência de queda percebida no período entre 2019 e 2022, quando a indústria europeia viu sua produção recuar um pouco mais de 7,5%: de 14,6 para 13,5 milhões de toneladas.