PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Outros países

Montadoras vão testar o uso do B30 na Indonésia


BiodieselBR.com - 21 mai 2019 - 09:24

O governo da Indonésia está se articulando com um grupo de grandes montadoras – incluindo Nissan, Toyota, Isuzu e Mitsubishi – para realizar uma série de testes sobre a viabilidade de adicionar até 30% de biodiesel ao óleo diesel. Os testes deverão começar no final do mês deste mês e serem completados em outubro.

A Indonésia tem planos de elevar a mistura de biodiesel dos atuais 20% para 30% a partir de janeiro do próximo ano. O país é o maior produtor mundial de óleo de palma com 39,5 milhões de toneladas da commodity no ano passado e quer usar a produção de biodiesel para escoar parte dessa produção no mercado interno.

Nos testes planejados pela Associação Indonésia de Fabricantes Automotivos, cada veículo deverá rodar 40 mil quilômetros em condições reais de uso. A rota selecionada inclui trecho em terreno montanhoso e sujeitos a baixas temperaturas.

Esses veículos serão posteriormente desmontados e o efeito da mistura de biocombustível sobre as peças será medido.

Geração

Além do B30, a Associação de Produtores de Biocombustíveis da Indonésia (Aprobi) também está em negociação com a PLN – empresa estatal que domina o setor elétrico – para que as usinas térmicas do país passem a usar parcela maior de combustíveis renováveis. A direção da associação e da empresa estão negociando um desconto nos preços do biodiesel usado pelas térmicas.

Isso poderia gerar uma demanda anual adicional de 3 bilhões de litros de biodiesel.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com{/viewonly}