BiodieselBR
Publicidade

Mercado duvida se Indonésia conseguirá implementar B10

Indonesia B10_031213A Indonésia está a pouco mais de um mês de implementar o B10 em todo seu território. Contudo, a iniciativa ainda enfrenta dúvidas e resistências.
BiodieselBR.com 3 min de leitura
A Indonésia está a pouco mais de um mês de implementar o B10 em todo seu território. Contudo, a iniciativa ainda enfrenta dúvidas e resistências.

Com pouco menos de um mês pela frente antes que o B10 se torne obrigatório na Indonésia, ainda há dúvidas se o governo de Jacarta terá capacidade de cumprir o cronograma proposto. A maior incerteza do mercado diz a montagem da logística necessário para manter as mais de 17,5 mil ilhas que formam o país asiático abastecidas.

"A dúvida é se a Indonésia tem condições de estender esse patamar de mistura para regiões onde não há preparação logística", pontua Ivy Ng, analista de pesquisa sênior do CIMB Investment Bank da Malásia.

Além desse fator, a capacidade de armazenamento reforça as incertezas. Para alguns analistas do setor, a petrolífera estatal da Indonésia, Pertamina, não terá como armazenar o biodiesel necessário para garantir o abastecimento do mercado. A Pertamina rebate as alegações dizendo que há muito resistência por parte da indústria automotiva que teme que os novos padrões de mistura possam danificar os motores."Há alguns desafios para a indústria automobilística. Todos os carros podem usar essa mistura, mas poderia impactar o motor no futuro", admite o diretor da Pertamina, Chrisna Damayanto. "Os fabricantes de automóveis já estão se queixando para o governo sobre esses problemas."

Segundas intenções
De acordo com a Aprobi, o consumo efetivo de biodiesel na Indonésia está muito abaixo do que manda a legislação. A organização estimado que o consumo atual esteja em cerca de 5 milhões de barris por ano (cerca de 795 milhões de litros), pouco mais de metade do que os 9,4 milhões que seriam necessários para atender a legislação atual. Se o novo mandato for integralmente implementado, a demanda potencial chegaria a 25 milhões de barris (3,9 bilhões de litros).

Entretanto, o analista do CIMB Investment Bank faz uma projeção bem mais modesta. Ng estima que o consumo deve chegar em 12,5 milhões de barris (pouco menos de 2 bilhões de litros) até 2015.

A decisão do governo de ampliar a mistura não tem como foco aquecer o mercado doméstico de biodiesel, mas dinamizar o setor de palma de óleo – a Indonésia é o principal produtor mundial dessa oleaginosa – e reduzir sua dependência em relação derivados de petróleo que é de cerca de 40% do consumo total. O país gasta cerca de US$ 2,5 bilhões por ano com a importação de combustíveis.

O incremento do consumo do biodiesel no mercado interno também ajudaria a compensar a queda nas exportações de biodiesel esperada agora que a União Europeia – seu maior comprador – implementou de forma definitiva as taxas antidumping. A Indonésia é acusada de vender biodiesel no mercado europeu a preços abaixo do custo.

Cátia Franco – BiodieselBR.com
Com informações da Reuters
Compartilhar: