PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
EUA

Congresso dos EUA não renova incentivo para biodiesel


BiodieselBR.com - 22 fev 2012 - 16:21 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53

Desde que os incentivos fiscais que o governo dos Estados Unidos dava para a indústria de biodiesel expiraram em 31 de dezembro passado, as entidades representativas da indústria vem procurando oportunidades para que o congresso norte-americano reinstale o incentivo. Até agora o esforço não teve o sucesso esperado.

A mais nova investida da National Biodiesel Board (NBB) e da American Soybean Association (ASA), entidades que representam os interesses dos produtores norte-americanos de biodiesel e de soja respectivamente. As duas associações tentaram incluir os incentivos ao biodiesel no processo de renovação de uma lei que desonera as folhas de pagamento que o Congresso norte-americano votou na sexta-feira passada.

Mas, apesar do lobby intenso das duas organizações, as provisões relacionadas ao biodiesel foram mantidas fora do texto final por serem consideradas excessivamente controversas. Segundo o porta-voz da NBB, Ben Evans, essa foi uma oportunidade perdida. “Acreditávamos que esse seria um bom lugar para um pacote de extensão dos incentivos fiscais. Infelizmente o Congresso decidiu não fazer isso nessa lei”, comentou Evans.

Ele garantiu que a entidade vai continuar tentando renovar os incentivos antes das eleições presidenciais norte-americanas que acontecem em novembro deste ano. No entanto Evans concordou que está ficando cada vez mais difícil aprovar a renovação.

Em 2011, a indústria do biodiesel teve o melhor ano de sua história com mais de 4 bilhões de litros produzidos. Em parte, esse crescimento pode ser explicado pela reintrodução do incentivo de US$ 1 por galão de biodiesel produzido – o incentivo havia expirado no final de 2009.

Nesse meio tempo, a NBB continua a pressionar a Agência de Proteção Ambiental do governo dos EUA a aumentar o mercado compulsório de biodiesel para 4,9 bilhões de litros em 2013. Atualmente a legislação que estabelece os patamares de mistura obrigatória nos Estados Unidos – a Renewable Fuel Standard (RSF) – estabelece a mistura em pouco menos de 3,8 bilhões de litros.

Fonte: Farm Futures
Tradução BiodieselBR.com