PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Notícias

Índia eleva imposto de importação sobre óleos vegetais para maior nível em 1 década


Reuters - 20 nov 2017 - 12:14

O governo da Índia elevou as taxas de importação sobre óleos vegetais ao maior nível em mais de uma década, num momento em que o maior importador mundial desses produtos tenta dar suporte a seus produtores locais.

O aumento do imposto elevará os preços das oleaginosas e sua disponibilidade para moagem no mercado doméstico, ajudando o país a diminuir as importações de óleo vegetal no ano comercial 2017/18, que começou em 1º de novembro.

A Índia dobrou a taxa de importação sobre o óleo de palma bruto para 30%, enquanto o imposto sobre o óleo de palma refinado subiu para 40% ante 25%, disse o governo em comunicado na noite de sexta-feira.

A taxa de importação sobre o óleo de soja bruto aumentou de 17,5% para 30%, enquanto sobre o óleo de soja refinado foi para 35% ante 20%.

Trituradores de oleaginosas têm sofrido para competir com os baixos preços de importados da Indonésia, Malásia, Brasil e Argentina, reduzindo a demanda por colza e soja locais mesmo após uma brusca queda nos preços das oleaginosas.

Os efeitos da medida já estão sendo sentidos no mercado global. Na Bolsa da Malásia, os preços do óleo de palma no mercado futuro recuaram 3% fechando em seu menor nível em três meses.

Com adaptação BiodieselBR.com