PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Conferência BiodieselBR 2018

[CBBR 2018] As oportunidades do RenovaBio


BiodieselBR.com - 24 out 2018 - 09:44

Aprovada pouco menos de um ano atrás, a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio) promete tornar as externalidades ambientais uma nova fonte de renda para os fabricantes de combustíveis renováveis. Falar sobre as possibilidades que essa nova – e inovadora – iniciativa abrem para a indústria será a missão do atual diretor do Departamento de Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME), Miguel Ivan Lacerda.

No que diz respeito ao setor de biodiesel, o pacote de incentivos concedidos pelo MME não se restringe o RenovaBio. "Agente tem todo um conjunto de atividades articuladas”, garante apontando os recentes aumentos da mistura obrigatória que resultaram na chegada do B10 em março deste ano e a articulação para que o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprove, ainda este ano, uma resolução garantindo o B15.

“Compatibilizando os efeitos do B15 e do RenovaBio, a gente está prevendo um aumento [de demanda] do biodiesel de 115% até 2023”, especula.

Premiando eficiência

Segundo Miguel Ivan, a ideia garantir um prêmio financeiro que esteja atrelado à redução das emissões de carbono – quanto mais limpo for o processo produtivo de um fabricante, mais ele poderá ganharam com o RenovaBio – deverá criar um círculo virtuoso no mercado. “Como estamos premiando a eficiência individual, vamos deslocar a demanda em direção aos biocombustíveis mais limpos ao reduzir o seu preço relativo”, avalia.

Igualmente importante é dar um sinal ao mercado de que “quem investir na redução de emissões vai ter um ganho maior no futuro”.

Ele alerta, no entanto, que não adianta esperar que os ganhos apareçam de forma imediata. “Qualquer nova política pública enfrenta dificuldades iniciais. É sempre assim. Os desafios fazem parte e precisarão ir sendo ajustados conforme formos avançando em nossa curva de aprendizado”, opina.

Definições

O programa, no entanto, está cada vez mais maduro para entrar em sua etapa operacional. “As regras de certificação que estão sendo elaboradas pela ANP já estão quase prontas”, adianta sem, contudo, indicar quanto elas deverão ser publicadas.

Já o modelo para a negociação dos créditos de descarbonização (CBios) deverá estar pronto para começar a ser debatido já no próximo mês. “A gente está construindo [o mercado de CBios] com o setor financeiro, em novembro devemos ter um primeiro desenho para apresentar à sociedade”, garante.

Miguel Ivan Lacerda apresentará a palestra “As oportunidades do biodiesel com o RenovaBio” marcada para o dia 06 de novembro. Saiba mais sobre a programação da Conferência BiodieselBR clicando aqui.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com