PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Acidentes

Carga de biodiesel vaza e atinge curso que deságua no rio Canoinhas


JMais - 26 jun 2020 - 09:58

Um acidente que ocorreu na tarde desta quinta-feira (25) com um caminhão que tombou no quilômetro 107 da BR-116, em Monte Castelo (SP), fez com que parte da carga de biodiesel vazasse. O biocombustível atingiu um curso d’água que deságua no rio Canoinhas. Segundo o relatório da Defesa Civil, caso essa situação se confirme, poderá vir a prejudicar a captação de água dos municípios de Major Vieira e Canoinhas.

A ocorrência foi atendida pelos bombeiros de Santa Cecília. De acordo com o relatório dos bombeiros, o caminhão bitrem que seguia de Lagoa Vermelha (RS) para Cubatão (SP), estava carregado com 43 mil litros de biodiesel e perdeu o controle da direção enquanto descia a Serra do Espigão.

Quando os bombeiros chegaram no local, a Autopista Planalto Sul já havia feito a sinalização e o isolamento do local e já havia prestado o primeiro atendimento ao motorista. Ele encontrava-se fora do veículo, consciente e orientado.

As equipes conseguiram estancar parcialmente o vazamento de um dos tanques, porém, o vazamento do segundo tanque ficava em local inacessível, não possibilitando o estancamento. Segundo os bombeiros, somando o que vazou dos dois tanques, mais de 35 mil litros do produto escoaram para o meio ambiente.

Os bombeiros também auxiliaram no destombamento da carreta e limparam a pista para que a rodovia fosse liberada.

Estiveram em apoio na ocorrência, a Autopista Planalto Sul, Defesa Civil de Monte Castelo, Defesa Civil Regional de Canoinhas, Polícia Rodoviária Federal, Instituto do Meio Ambiente (IMA) e o tenente Modolon, do Corpo de Bombeiros de Canoinhas.

Após o atendimento o local ficou aos cuidados da Defesa Civil, órgãos de Meio Ambiente a Autopista, que avaliam os impactos ambientais que o derramamento do produto irá gerar.

Os responsáveis pela Casan dos dois municípios, além dos representantes do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do rio Canoinhas e afluentes do rio Negro foram comunicados e estão definindo as melhores estratégias para minimização dos impactos à população local.

Com adaptação BiodieselBR.com